Vendas exclusivamente online.

Na adolescência aprendi a costurar com minha mãe, que  fabricou roupas íntimas e camisetas para comercializar. Lembro de auxiliá-la nos acabamentos, cortando sobras de linhas, colocando etiquetas, passando e embalando. Nesta época quase não comprávamos roupas prontas, pois não eram acessíveis então confeccionávamos nossas próprias peças.

Depois dessas experiências, já adulta, descobri  o artesanato têxtil. Com o patchwork e a costura criativa, fiz a decoração do quarto dos meus filhos (protetor de berço, trocador, almofadas),  tapetes, bolsas, capa para minhas máquinas de costura, colchas e diversas outras miudezas que minha imaginação e necessidade pediam.

Sempre admirei o bordado, entretanto, aquele feito à máquina parecia tão difícil. Ao conhecer o bordado manual um novo mundo se abriu para mim… eu ‘descobri o bordado manual e livre’ e me apaixonei pela técnica que me permitia ser livre para criar, para me expressar, para ser o que eu desejasse e, desde então, não parei mais.

A Filomela nasceu desta minha paixão pelo artesanato têxtil! Vejo tanta luz, tanta beleza, tantas possibilidades na textura e nas cores das linhas e dos tecidos. Nasceu porque eu quis me manter sempre perto deste ‘mundo’, entremeado pelo bordado livre,  pela costura criativa e pelo patchwork.  

Nesse processo de criação de minhas peças, tive muita dificuldade de achar bons materiais e ferramentas.  Era necessário  “garimpar” aqui, ali e acolá. Às vezes gastando muitas horas em busca de produtos melhores que não achava, mesmo morando num grande centro.

Por tudo isso, a Filomela evoca o desejo de ser uma marca que além de criar sua própria arte, também se preocupa com outros artesãos. Pois foi construída por uma artesã que leva à sério seu ofício, sem perder sua ternura e leveza. Entendendo que a arte é composta de imaginação, talento, esforço, vontade e bons materiais.

Acredito que o artesanato, enquanto arte e técnica de trabalho manual, escapa à produção em série. Ressalta-se, nesse ofício,  o valor do ser criativo, artístico, sensível, único. Criar objetos por meio da transformação da matéria-prima, como tecidos e linhas, usando as mãos como o principal instrumento de trabalho, é um ato de amor, de cuidado, de carinho e de humanização. 

No artesanato falamos mais de pessoas que de objetos, pois o fruto resultante do trabalho artesanal é um produto “com alma”, no qual estão presentes o saber, a arte, a criatividade, os sentimentos e as habilidades do artesão. Através do fruto do seu processo criativo o artesão se conecta com o mundo, imprime seus sentimentos no que faz e narra sua história que é contada para os outros.

Acredito que as matérias primas, as ferramentas e os equipamentos são sempre auxiliares e não se sobrepõem ao fazer manual. Contudo sabemos que o processo criativo já se inicia na escolha dos insumos que serão utilizados na elaboração de uma peça artesanal.

Neste contexto, a Filomela nasce com o propósito de promover o fazer manual enquanto forma de liberdade de expressão individual,  oferecendo atendimento personalizado ao artesão, permitindo seu acesso a uma variedade de produtos de qualidade, em um site bem projetado, de forma a facilitar seu processo de escolha. 

Nossa missão é democratizar o acesso a produtos de qualidade, com variedade  e preços justos, para o artesanato têxtil em todo o território nacional. Acreditamos que numa sociedade que padroniza tudo, o fazer manual é um ato de liberdade, que busca seu caminho de forma lúdica e prazerosa. Nós iremos te acompanhar nessa sua caminhada!

FILOMELA é LEVE, AMIGÁVEL, SÓBRIA - é ‘Feito à mão’.

* Fale conosco - estaremos sempre disponíveis para você: