Os tecidos, as linhas e as agulhas são estrelas no artesanato têxtil. Na Filomela você encontra todas elas. Dentre os tecidos, atualmente, temos em nossa loja o Algodão cru, o Algodão com linho, o Linho misto, e o Linho rústico.
Neste espaço vamos conversar sobre nossos tecidos...
Escolher o tecido ideal para cada projeto muitas vezes não é uma tarefa simples para nós artesãos. Por isso, na Filomela nos dedicamos a oferecer produtos de qualidade e próprios para o uso em artesanatos diversos. E fique tranquilo, nossa variedade aumentará com o tempo, afinal estamos começando e queremos focar primeiramente na qualidade dos nossos produtos. Na medida em que encontrarmos mais fornecedores que atendam nossas diretrizes, iremos aumentar a variedade, sempre primando pela qualidade!
1. MEDIDAS DO TECIDO:
Como toda(o) artesã(o), estou sempre atrás de qualidade e de variedade. Pensando nisso, escolhemos oferecer nossos tecidos na medida adotada na técnica do Patchwork: o Fat quarter.
O Fat quarter é um termo adotado em inglês que significa ¼ do metro de tecido, sendo este um tamanho ideal para aumentar a variabilidade de cores do seu estoque, dando vazão à sua criatividade e estilo.
Todo tecido vendido pela Filomela, exceto o Algodão cru, é cortado nesta medida, ou seja, 1 unidade refere-se a 50 cm do comprimento x ½ (metade) da largura do tecido. Como nossos fornecedores não adotam uma medida padrão para a largura dos tecidos, nosso Fat quater pode apresentar pequenas variações na largura (70 cm, 75 cm, 85 cm...).
1.1. COMO COMPRAR os tecidos: confira o exemplo abaixo para melhor compreensão:
Sendo assim, no corte Fat quater selecione 4 unidades para comprar 1 metro. O tecido vai inteiro e não vários pedaços de 0,5 metro.
Quanto ao Algodão cru, encontramos peças que variam de 1.50 m a 2.50 m de largura, sendo assim adotamos como unidade de medida 50 cm x 1 largura.
1.2. COMO COMPRAR o Algodão cru: confira o exemplo abaixo para melhor compreensão:
2. GRAMATURA DO TECIDO:
A gramatura é expressa em gramas/m² e indica a relação entre peso e metro quadrado, em outras palavras, é quanto um tecido pesa por metro quadrado. Nada mais é do que a medida da “grossura” do tecido, quanto mais grosso, maior é a gramatura dele.
Mas… e como calcular a gramatura de cada tecido?
Pegue uma amostra do tecido e meça as suas dimensões, como por exemplo, um pedaço de 1m². Depois, coloque esse pedaço sobre uma balança (devidamente aferida) e calcule quantos gramas o material possui. Com este procedimento obtém-se o peso do tecido referente a uma área de 1m². Então se na área referente a 1m² o tecido atingiu um peso de 200 gramas, ele terá a gramatura de 200g/m².
Mas atenção! Esta conta não é tão exata assim e gramatura não necessariamente significa qualidade. No artesanato cada projeto exige uma gramatura e cada artesã (o) tem suas preferências. Então, fique tranquila (o), aproveite nossa variedade, crie obras diferentes, teste e se divirta usando e aprendendo coisas novas!
Os tecidos da Filomela possuem gramaturas diferentes, dependendo da cor e/ou do fornecedor no momento da compra. O Algodão com linho de um mesmo fabricante, por exemplo, pode apresentar gramaturas diferentes devido à quantidade de tinta aplicada no tingimento do tecido. Geralmente os mais escuros pesam mais (mas não é uma regra absoluta), vejamos alguns exemplos do Algodão com linho:
- Cor x Gramatura:
3. CORES DOS TECIDOS:
Aqui na Filomela você encontra uma variedade significativa de cores e, na medida do Fat quater, você conseguirá aumentar a variedae do seu estoque. Aproveite e monte kits com diferentes paletas de cores e crie obras com a beleza de sua imaginação!
Não se esqueça que as cores podem apresentar até 20% de variação de tonalidade de acordo com a configuração do dispositivo eletrônico que você esteja utilizando na hora compra.
4. AINDA EM DÚVIDAS?